15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Resultado de imagem para 15 de junho
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
A violência contra a pessoa idosa é uma violação aos direitos humanos. Estudos revelam que a violência contra os idosos representa a segunda causa de internações de idosos no SUS e suas causas resultam em 3,5% dos óbitos de idosos no Brasil, ocupando o sexto lugar na mortalidade.
disque 100 é um serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), vinculado a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, destinado a receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como: Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência, LGBT, Pessoas em Situação de Rua e Outros, como quilombolas, ciganos, índios, pessoas em privação de liberdade (fonte MDH-2018).

Fonte: 
https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/15-de-junho-dia-de-enfrentamento-e-combate-a-violencia-contra-a-pessoa-idosa/
https://dppa.jusbrasil.com.br/noticias/1328618/15-de-junho-dia-mundial-de-conscientizacao-da-violencia-contra-a-pessoa-idosa

Comentários