O PODER DA CAFEÍNA


Café; guaraná; erva-mate; chá; cacau; bebidas energéticas;




“O café coloca o sangue em movimento, e dele faz jorrar os espíritos motores; excitação que precipita a digestão tira o sono e permite manter o exercício das faculdades cerebrais durante um pouco mais de tempo.” Honoré de Balzac, Traité dês excitants modernes, 1839.


A DROGA
A cafeína é uma substância estimulante presente em mais de 60 espécies de plantas, isolada de grãos de café pela primeira vez em 1821. Ela é consumida em uma variedade ainda maior de alimentos, embora o café, o chá e os refrigerantes à base de cola sejam suas principais fontes.

A VIAGEM
O poder estimulante da cafeína é bem menor do que o de outras drogas com a mesma propriedade. Cerca de 200 mg (duas xícaras pequenas de expresso) são suficientes para deixar o cérebro mais alerta e melhorar a memória e a concentração.

COMO É USADA
Normalmente, é ingerida em bebidas ou alimentos feitos com plantas que contém a droga ou em alguns remédios feitos com ela. Em alguns países, é vendida em comprimidos ou em pó.

DURAÇÃO E EFEITO
O auge do efeito estimulante de uma bebida com cafeína acontece de 15 a 45 minutos após seu consumo. Em no máximo, quatro horas, ele acaba.

RISCOS IMEDIATOS
Nas doses em que a cafeína normalmente é consumida, é uma droga segura. Doses de 700 mg (sete xícaras de expresso) ou mais podem causar episódios de ansiedade e pânico, e de 1g, palpitação e arritmia cardíaca. Outros efeitos possíveis são irritação e nervosismo. Casos de overdose são possíveis, mas extremamente raros. Em geral, acontecem quando se ingere cafeína pura, em pó, já que a dose fatal equivale ao conteúdo de cerca de 100 xícaras de café expresso.

DEPENDÊNCIA
Os efeitos da cafeína diminuem após algumas semanas de uso contínuo, mas a estimulação que ela produz é o mais persistente. Quando esse efeito diminui, as pessoas costumam compensar, aumentando a dose ou a frequência do “cafezinho”. Beber uma xícara de expresso por dia é suficiente para ter síndrome de abstinência ao interromper o uso subitamente. Ela aparece de 12 a 24 horas depois da última dose e desaparece em, no máximo, dois dias. Os sintomas mais comuns são: sono, dor de cabeça e irritação. Apesar disso, muitos médicos não consideram a cafeína uma droga causadora de dependência, por que não desencadeia o consumo compulsivo ou descontrolado, não causa problemas sérios de relacionamento ou de saúde e quem quer parar de consumi-la consegue fazê-lo sem muita dificuldade.

Alguns números da CAFEÍNA:
“A cafeína é a droga psicoativa mais consumida no mundo”
Aproximadamente 80% da população mundial consome um produto com cafeína todo dia.

Como se consome cafeína?
No café: 71%
Em refrigerantes: 16%
No chá: 12%

Importante observar, que o ideal seja que a ingestão de substâncias que contém cafeína ocorra em doses menores. Algumas pesquisas apresentam possibilidades de danos como: problemas cardíacos, de estômago e osteoporose nos casos de uso exagerado das substâncias. Lembrando sempre que é melhor prevenir do que remediar. Vai um cafezinho aí?
Fabrícia Reis


Fonte: Almanaque das drogas – Tarso Araújo 2012.

Comentários