TRATAMENTO ESPECÍFICO PARA COMPRADOR COMPULSIVO

DISTÚRBIO É DIFERENTE DE TOC E TRANSTORNO BIPOLAR


A compra compulsiva é um distúrbio psicológico que possui características diferentes das observadas em portadores de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e do Transtorno Bipolar. É o que revela uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Os sintomas distintos apontados pelos compradores compulsivos levaram o estudo da psicóloga Tatiana Zambrano Filomensky a defender o desenvolvimento de novos tratamentos voltados especificamente aos portadores do distúrbio, em vez da aplicação dos métodos utilizados nos pacientes de TOC e Transtorno Bipolar.

Baseada em questionários aplicados a pacientes, a pesquisa verificou que a principal característica do comprador compulsivo é uma falha em resistir ao impulso de comprar, o que pode gerar prejuízos pessoais, financeiros e familiares.


Entre os portadores de TOC, as características mais apontadas na pesquisa foram a repetição constante dos gestos de lavagem (preocupação com contaminação) e checagem. No caso do Transtorno Bipolar, foram estudados os portadores do Tipo 1, o mais clássico, em que os períodos de mania e depressão são mais definidos, evitando a possibilidade de erro no diagnóstico. 

O gasto excessivo é um dos sintomas do estágio de mania, que é o período de maior agitação e euforia nos bipolares. Segundo a psicóloga, a instabilidade afetiva dos portadores de transtorno bipolar pode leva-los a comprar compulsivamente no estado de mania. Entretanto, nos compradores compulsivos, não é a perda de regulação do humor que os leva a comprar.

Matéria da revista Psiquê - n. 80

Comentários