Grupo de Estudo - PROGRAMA CEAPA - 2011


            O Programa CEAPA de Governador Valadares realizou no dia 20 de abril de 2011 o primeiro grupo de estudos do ano, que teve como tema: “ A Violência sob um olhar Interdisciplinar” .

            O grupo de estudo é uma atividade incluída no planejamento anual dos quatro programas onde as equipes tem a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos e desenvolverem atividades que promovam interação.

           Estiveram presentes no Centro de Prevenção à Criminalidade de Governador Valadares, os técnicos e estagiários dos quatro programas do CPC (CEAPA, PrEsp, Fica Vivo e Mediação de Conflitos), os auxiliares administrativos, motorista, auxiliar de limpeza, enfim, toda equipe que compõe o CPC.

            Foi apresentado inicialmente um texto que abordava a visão interdisciplinar sob a questão do fenômeno da violência; na sequencia a equipe apresentou um vídeo sobre o atentado ocorrido na escola em Realengo – RJ, foi sugerido que as equipes se dividissem em grupos por áreas (direito, psicologia e serviço social) para discutirem sobre o tema, tendo como objetivo ouvir de cada uma delas sua percepção sobre o assunto. 

Todas as equipes retornaram para formarem um só grupo e apresentarem suas opiniões e a partir daí as opiniões foram reunidas formando-se uma leitura mais ampliada sobre a temática.  Com essa dinâmica a equipe CEAPA procurou ressaltar que o fenômeno da criminalidade é melhor entendido quando as três áreas trabalham em conjunto.

            Após o intervalo para o lanche, houve um momento de descontração em que as equipes foram convidadas a reproduzirem uma coreografia apresentada em um clip musical. Esta apresentação em grupo revelou as facilidades e dificuldades de se trabalhar em equipe. Como fechamento dos trabalhos foi apresentado um vídeo motivacional de Daniel Godri sobre a importância do trabalho em equipe.

Equipe CEAPA: Técnicos  - Érika, Fabrícia e Marlene
                            Estagiários – Edilaíse e Rodrigo.












 





Comentários