DEFICIENTE VISUAL


No dia 13 de dezembro é comemorado o dia do Deficiente Visual.

Deficiência visual é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com caráter definitivo, não sendo susceptível de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes ou tratamento clínico ou cirúrgico.


Dentre os deficientes visuais, podemos ainda distinguir os portadores de cegueira e os de visão subnormal. A
pessoa com visão subnormal pode ler tipos impressos ampliados ou com auxílio de potentes recursos ópticos.


A deficiência visual pode ser congênita (nascença), como malformações oculares ou adquirida através de traumas oculares, catarata, alterações relacionadas à hipertensão arterial, diabetes, entre outras.

Sobre uma perspectiva psicológica é importante perceber que existem aqueles deficientes que apesar da vida ter tirado deles a visão, não desistem e mostram que podem ser felizes, não vendo, mas sim sentindo. Esses deficientes vão dar mais valor para a sua essência e as vontades de partilhar esse novo momento em sua vida, valorizando assim a importância desse sentir.


É importante lembrar de que devemos tratar o deficiente visual com respeito, dignidade e proporcionar oportunidades de continuar valorizando sua identidade de sujeito construtor de sua própria história através das inúmeras alternativas existentes no mercado onde o propósito é facilitar o dia a dia para que ele possa exercer mais facilmente seu direito de cidadão.


*** CONHEÇA O ALFABETO BRAILLE ***



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA CEAPA (Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas)

18 de Janeiro - DIA INTERNACIONAL DO RISO