sábado, 18 de dezembro de 2010

Comer em frente ao computador aumenta a fome

Pessoa se sente menos satisfeita com a refeição

Manter o hábito de comer na frente do computador ou durante o trabalho pode aumentar a ingestão de alimentos no final do dia, segundo pesquisa da Unidade de Nutrição e Comportamento da Faculdade de Psicologia Experimental. 

Os pesquisadores se basearam em um estudo recente que avaliou o efeito de comer durante um jogo de computador. Para tanto, dividiram dois grupos de pessoas, um que comeu uma refeição que incluía nove diferentes alimentos enquanto jogava Paciência, e outro que comeu durante o horário tradicional de almoço, sem nenhum tipo de distração.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que jogaram Paciência se sentiram menos satisfeitos depois do almoço. Tanto que, 30 minutos mais tarde, comiam por duas vezes mais petiscos do que os que não jogaram. Finalmente, no final da sessão de teste, os participantes tentaram lembrar os itens alimentares que tinham sido dados para o almoço. Os participantes que comeram na frente do computador apresentaram pior memória. Juntas, essas descobertas apontam que a distração pode levar à uma maior ingestão de alimentos no final do dia.

Anteriormente, observações semelhantes já haviam sido feitas em pessoas que comem enquanto assistem a TV. Mas a pesquisa da Faculdade de Psicologia Experimental estende esses resultados, segundo Jeff Brunstrom, um dos autores da pesquisa. “Este trabalho adiciona à evidência de que a cognição, memória e atenção, em particular, desempenham um papel no apetite e no tamanho da refeição em seres humanos”.

Reportagem postada SEX, 17 DE DEZEMBRO DE 2010 17:49 por jornale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neurociências: Consumo e Dependência de Substâncias Psicoativas

Atualmente existem novos conhecimentos das neurociências sobre o consumo e a dependência de substâncias psicoativas (ou farmacodependências)...