Que tal malhar a Massa Cinzenta ?


O corpo humano necessita diariamente de praticar exercícios físicos para se manter saudável, assim como o nosso cérebro. Se você deseja melhorar as capacidades do seu cérebro, ou simplesmente mantê-las bem, o melhor remédio é... USAR O CÉREBRO!!!


Faça o teste: 
Diga as CORES mostradas abaixo e não o que está escrito...


O lado direito do seu cérebro tenta dizer a cor, mas o lado esquerdo insiste em ler a palavra. Assim, malhamos a massa cinzenta colocando o cérebro em conflito de hemisférios. Para ficar forte, o cérebro precisa desses exercícios mentais. Tem de sair do automático e fazer coisas que exijam atenção e concentração com o objetivo de fugir da acomodação mental.

A capacidade de reorganização do cérebro conforme o uso é chamada de plasticidade cerebral. É justamente isso que lhe proporciona guardar registros da história de vida que define “você”, por exemplo, como aprender a ler ou dirigir.

Quanto menos se usa uma função cerebral, pior ela fica – ao mesmo tempo que, quanto mais se usa o cérebro em um tipo de atividade, melhor ele é capaz de realizá-la. Por isso a atividade mental rica e variada com a prática das mais variadas funções cognitivas, é importante para manter todos os circuitos ativos e saudáveis, prontos para o uso. 

Sabendo que o aprendizado depende de uso, o resultado dessa especialização funcional do cérebro, ou divisão de tarefas, é que só melhoram aqueles sistemas que são efetivamente usados com sucesso.

Se você passa todas as horas do dia lendo, ficará muito bom em atividades que envolvam a linguagem, o processamento semântico, vocabulário e geração de palavras – mas não desenvolverá suas habilidades motoras, musicais, ou de resolução de problemas, por exemplo. Em contra partida, se sua vida é jogar xadrez, você se tornará muito bom em resolver problemas lógicos que envolvam análise espacial e a visualização mental de várias etapas – como no xadrez.


Para ter boa atenção, memória, visão espacial e raciocínio, é preciso, portanto exercitar sua atenção, memória, visão espacial e raciocínio lógico. Variedade é fundamental.


Comentários